EletroBlocks - Blocos eletrônicos modulares e programáveis

Tecnologia Social
Setores: Educação/TIC
Região Vale do Itajaí
16

Oportunidade/Desafio

Atualmente, as pessoas dispendem muitas horas de seu dia com dispositivos tecnológicos, sendo que a maioria não sabe como eles funcionam, ou como desenvolver o seu próprio. Para toda a interatividade desses dispositivos, as pessoas estão vinculadas ao consumo passivo.
Além disso, jogar, criar ou integrar eletrônicos em projetos, brinquedos e produtos é intimidante, demorado e requer um conjunto de habilidades especializadas, bem como plataformas de hardware / software especializadas. As pessoas temem ligar os objetos eletrônicos de maneira errada, ou se eletrocutar.
Isso torna os objetos de construção com luzes, sons, botões e outros componentes eletrônicos muito difíceis e proibitivos para crianças, jovens estudantes, designers, não-engenheiros e outros que não possuem a experiência necessária. Mas, a medida em que os avanços na miniaturização da tecnologia aumentam, a eletrônica precisa se tornar mais acessível aos não especialistas de maneira econômica.


Solução Proposta

Os EletroBlocks serão blocos modulares e programáveis que ensinarão eletrônica e programação de forma segura e divertida.

O sistema de construção de blocos modulares consiste em placas de circuito impresso pré-montadas (PCB) interligadas por pequenos ímãs e condutores. Cada bloco executa uma ou mais funções discretas (por exemplo, um LED, um botão, um sensor de luz com um limite, etc.) e os blocos podem ser combinados para criar circuitos maiores.

Os módulos podem ser divididos em categorias correspondentes à sua função. Exemplos de categorias incluem, mas não estão limitados a: módulos de potência, módulos de entrada, módulos de saída, módulos de fio, etc.

A conexão dos blocos será feita por imãs e condutores, trazendo melhor praticidade na hora de criação de sistemas com vários blocos. Todos eles poderão ser programados através de um dispositivo móvel, explorando conceitos de programação e buscando levar mais possibilidades de projetos em um único hardware.


Grau de maturidade da solução

Protótipo testado


Diferencial Inovativo

Texto publicado com autorização.

Kits didáticos para o ensino de eletrônica e programação, além de não serem atraentes para quem não possui conhecimentos prévio na área, exploram pouco a criatividade do usuário.

Com o sistema modular dos eletroblocks, as pessoas poderão programar a interatividade de forma intuitiva e tangível.

Os EletroBlocks não são apenas para uso com componentes e módulos pré-projetados, mas também permitem aos usuários combinar esses módulos com outros protótipos tradicionais e itens de produção.Esses materiais podem incluir, por exemplo, papel, papelão, madeira, cola, espuma, etc., incentivando os indivíduos a tratar a eletrônica como um material no processo criativo.

Além disso, a possibilidade de programar os blocos através de um dispositivo móvel, explora conceitos de programação, traz ainda mais possibilidades para o usuário.

Grau de inovação da solução:

Incremental, refletindo melhorias em produtos, serviços ou processos já existentes.
27 versões postadas
Ultima versão 1.26 postada em 02/11/2017 às 23:35

Cadastre-se para poder interagir com os empreendedores