Fertileasy - Monitoramento e controle de produção agrícola

Eletrônica
Setores: Agronegócio
Região Serrana
0

Oportunidade/Desafio

O setor de agricultura sempre representou uma importante parcela do PIB brasileiro, especialmente em épocas de crise. Notadamente na região sul do Brasil, esse setor possui uma forte presença da agricultura intensiva, caracterizada, dentre outras, pelo cultivo de frutas e hortaliças mais sensíveis e delicadas, como o mirtilo, o morango e os hidropônicos, e pelo alto valor inerente dos produtos.
Essa união de fatores torna imperativo que haja confiabilidade no manejo da irrigação destas culturas. Isso aliado à dificuldade de contratação de mão-de-obra confiável torna o desenvolvimento de tecnologias de automatização e de prevenção de falhas de sistemas de irrigação uma evolução fundamental para a agricultura intensiva do país.
Ao observamos uma lacuna no que tange soluções tecnológicas focadas nos problemas analisados, principalmente os da agricultura intensiva, propomos uma solução que visa trazer confiabilidade aos processos de irrigação e qualidade de vida ao produtor.


Solução Proposta

Sistema para automação de irrigação focado em cultivos intensivos em campo, em estufa, hidroponia e também sistemas anti-geada. O controle da irrigação ocorre através da medição da umidade do solo no caso de cultivos em campo e estufa ou da concentração da solução no caso de hidroponia. Variáveis de ambiente também são medidas para fins de controle e monitoramento. Para o anti-geada, são monitoradas a temperatura e umidade ambiente. A pressão da linha de irrigação é medida para identificação de falhas.
O sistema é modular e aplicável aos diferentes casos citados alterando-se apenas os sensores de entrada e habilitando a função pertinente no software. A propriedade precisa ter apenas um ponto de internet, sendo a comunicação entre sensores e atuadores feita via rádio. O usuário monitora o sistema via aplicativo, podendo alterar as referências para controle automático ou controlar remotamente.
A solução também reduz gastos com energia e água.


Grau de maturidade da solução

Protótipo testado


25 versões postadas
Ultima versão 1.24 postada em 02/11/2017 às 20:23

Cadastre-se para poder interagir com os empreendedores