Fleet Manager - IOT Aplicado a Veículos

TI e Comunicação
Setores: TIC
Região Serrana
1

Oportunidade/Desafio

O controle de frotas de veículos é um processo complexo, pois depende da captura de dados manuais em cada veículo para que então sejam inseridos em um sistema de gestão. Informações que são visíveis a olho nu, são simples de serem obtidas, porém gasta-se muito tempo para se fazer isso em escala, organizar as informações e lançar em um sistema, para que sejam tratadas. Por outro lado, existem muitas informações que não são possíveis obter apenas fazendo uma inspeção no veículo, como por exemplo, defeitos e vícios ocultos, erros acusados no computador de bordo, aferição de pressão do óleo, entre outros, que são obtidos somente em oficinas mecânicas com o auxílio de dispositivos de escaneamento do computador de bordo.
Falando de um veículo apenas, é fácil fazer um agendamento periódico, levar o veículo até uma oficina especializada e fazer um check-up em todos os itens necessários, porém o desafio está em:Como coletar estas informações e gerenciá-las em grande escala, para grandes frotas?


Solução Proposta

O projeto Fleet Manager, propõe-se a desenvolver uma solução completa para gestão de frotas, utilizando o conceito de IOT (Internet das coisas) e o protocolo OBD2, obrigatoriamente instalado como item de série nos veículos brasileiros a partir de 2010, integrando as informações relacionadas a manutenção do veículo, em tempo real com uma plataforma de gerenciamento.

O principal dispositivo do projeto faz a leitura em tempo real, de vários indicadores disponibilizados no protocolo OBD2. Após a realização das leituras os dados são enviados para nuvem, onde são tratados, armazenados e disponibilizados para utilização e gerenciamento via interface web.
Na interface de utilização, todo o gerenciamento acontece de forma unificada, pois o usuário poderá ter a visão geral de toda a frota que está sendo monitorada, além de ter os dados sempre atualizados com relação ao funcionamento dos veículos e uma infinidade de alertas, relatórios e controles.


Grau de maturidade da solução

Protótipo conceitual


7 versões postadas
Ultima versão 1.6 postada em 02/11/2017 às 18:40

Cadastre-se para poder interagir com os empreendedores