Fruitkeep - Conservação inteligente de frutos

TI e Comunicação
Setores: TIC/Agronegócio
Região Serrana
2

Oportunidade/Desafio

Um dos grandes gargalos da fruticultura (em especial o do cultivo de maçãs), são as perdas em pós-colheita, que podem ultrapassar 20% do volume de frutas armazenadas anualmente. Essas perdas, em grande parte, são devido às condições inadequadas de umidificação das câmaras fria. Quando a umidade está acima do ideal favorece a ocorrência de podridões, rachaduras e escurecimento da polpa em maçãs e quando está abaixo, causa murchamento e perda de peso das frutas, resultando em significativas perdas financeiras ao setor. Somente no Brasil, anualmente cerca de 700 mil toneladas de maçãs são armazenadas para comercialização na entressafra, com perdas que podem ultrapassar 20% desse total.
A fim de atender a essa grande demanda, Fruitkeep utiliza um método de controle de umidificação proprietário e inovador, capaz de minimizar as perdas em pós-colheita, atuando diretamente na manutenção da qualidade dos frutos armazenados, maximizado assim os lucros do setor.


Solução Proposta

Fruitkeep é um sistema de controle de umidificação de câmaras frias com o objetivo de diminuir as perdas e manter a qualidade dos frutos armazenados. O sistema é capaz de monitorar a perda de água dos frutos, possibilitando a atuação mais precisa e inteligente de umidificadores, otimizando assim a qualidade no armazenamento.
O monitoramento dos frutos é feito remotamente, o que possibilita a oferta dos serviço em grande escala, independentemente da sua localização. Apenas no Brasil, este sistema pode reduzir mais de 21 mil toneladas de perdas em pós-colheita de maçãs, sendo que sua utilização também se estende para o armazenamento de outras frutas, como é o caso de pêssego, ameixas, caquis, peras, dentre outras.


Grau de maturidade da solução

Protótipo testado


54 versões postadas
Ultima versão 1.53 postada em 03/11/2017 às 00:03

Cadastre-se para poder interagir com os empreendedores