KneeMob - Mobilizador Patelar Multidirecional

Eletrônica
Setores: Saúde
Região Grande Florianopolis
11

Oportunidade/Desafio

Problema: Ineficiência na aplicação de Mobilização Patelar Multidirecional (MPM) em pacientes em pós-operatório ou com disfunções crônicas do joelho.
Desafio: O joelho é a articulação com maior incidência de lesão e a MPM é uma conduta terapêutica freqüentemente indicada. O procedimento é realizado de forma manual pelo fisioterapeuta ou paciente, o que impossibilita a execução na freqüência necessária devido à necessidade da aplicação por longos períodos. São complicações decorrentes desta ineficiência, por exemplo, artrofibrose e aderência patelo-femoral, causando déficit na qualidade de vida e muitas vezes requerendo intervenções cirúrgicas adicionais para correção do problema.
Um dispositivo automatizado de MPM possibilita a execução do procedimento na freqüência indicada.
Como interessados na aquisição do produto estão profissionais e empresas envolvidos na reabilitação ortopédica.
O KneeMob poderá ser alugado (receita recorrente) ou comprado.


Solução Proposta

O KneeMob é um produto para uso na fase pós-operatória de intervenções cirúrgicas, ou em casos de disfunção crônica do joelho.
O KneeMob mobiliza a patela (movimenta a patela) nas direções médio-lateral, infero-superior e diagonal, de forma automatizada e de acordo com a recomendação médica ou do fisioterapeuta.
A mobilização patelar reduz a dor, edema, previne a formação de tecido cicatricial e contraturas, com ganho da mobilidade.
A automatização do procedimento diminui a necessidade da mobilização manual por parte do fisioterapeuta, possibilitando atendimento de um número maior de pacientes no mesmo período de tempo. O KneeMob, possibilita também maior flexibilidade no tratamento, permitindo ao paciente seguir com o tratamento em casa.
O KneeMob permite ao usuário a inserção dos protocolos de mobilização prescritos, sendo otimizado para cada caso. Os ajustes de intensidade, frequência e direção da mobilização são inseridos no sistema através de uma interface user-friendly.


Grau de maturidade da solução

Protótipo conceitual


3 versões postadas
Ultima versão 1.2 postada em 02/11/2017 às 22:59

Cadastre-se para poder interagir com os empreendedores