Reconsidere - Gestão sustentável de resíduos sólidos

Tecnologia Social
Setores: Meio Ambiente/Mobilidade Urbana/TIC
Região Serrana
96

Oportunidade/Desafio

Atualmente, a coleta seletiva é quatro vezes mais cara que a tradicional, apenas no Brasil, estima-se que 120bi de reais são desperdiçados por ano, em potenciais recicláveis. O alto custo da coleta seletiva dá-se pela pouca comunicação entre as partes, assim os coletores não conseguem criar estratégias que otimizem os modelos porta em porta, PICS (Programa interno de coleta seletiva) ou PEVS (Ponto de entrega voluntaria).

Os modelos citados conseguem abranger 3% dos resíduos produzidos no Brasil, pois as coletas não são inteligentes nem adaptativas. O desconhecimento de horários, locais de descarte ou não haver atrativos para os doadores, comprometem os modelos. Em contrapartida as empresas e municípios são obrigados a prestarem contas dos descartes, mas o esforço é demasiadamente exaustivo, vide a falta de alternativas que comprovem a destinação correta do material.



Solução Proposta

O negócio sugere a gestão sustentável de resíduos sólidos pela reengenharia do processo de reciclagem, consultoria e prestação de contas, com um inovador modelo de coleta, trazendo novos benefícios aos envolvidos: cidadãos, empresas, indústrias e municípios.

Desenvolveremos um aplicativo móvel que fornece o agendamento de coletas a domicilio e empresas, sem a necessidade de um contato pessoal, e com a garantia de que o material sempre será coletado, pois a logística de transporte é baseada em análise de dados e a coleta será realizada sob demanda.

A logística aplicada ao transporte otimiza as rotas, o tempo e o esforço gasto, para coletar materiais, gerando assim um aumento na arrecadação para empresas de reciclagem, que obtém maior segurança ao receber o material já pré-selecionado em um novo nível qualidade, exigindo menos da sua linha de triagem, pois o material é classificado na fonte tendo mais agilidade e eficiência.



Grau de maturidade da solução

Protótipo conceitual


44 versões postadas
Ultima versão 1.43 postada em 01/11/2017 às 22:04

Cadastre-se para poder interagir com os empreendedores