RoPE - Robô Programável Educacional

Tecnologia Social
Setores: Educação
Região Vale do Itajaí
39

Oportunidade/Desafio

Vários países investem em iniciativas ligadas ao pensamento computacional, que promove o conhecimento sobre computação e programação para possibilitar que as pessoas não apenas consumam mas também produzam tecnologia.

O Rope permite começar este processo já na educação infantil. É um brinquedo de programar que proporciona que crianças desenvolvam o raciocionio lógico, estatégias de resolução de problemas e diversos conceitos matemáticos. Elas fazem isso brincando com o Rope e usando tapetes pedagógicos que auxiliam os professores na criação de atividades.

No ano de 2017, em parceria com a secretaria municipal de Educação de Balneário Camboriú trinta unidades do Rope foram entregues em dez núcleos de educação infantil, atendendo a aproximadamente 1600 crianças. Sendo o projeto inédito no país ele atraiu a atenção da mídia que divulgou amplamente a inicitiva, destacando-se uma matéria de pagina inteira no Jornal Folha de São Paulo e uma matéria no telejornal da rede Globo.


Solução Proposta

O nome RoPE vem de Robô Programável Educacional. O projeto é resultado de mais de 3 anos de pesquisa interdisciplinar envolvendo professores, pesquisadores e estudantes de Educação, Ciência da Computação, Design e Engenharias Mecânica, Engenharia de Computação e Arquitetura.

Para programar o RoPE usa-se 5 botões coloridos. Quatro botões servem para inserir as instruções de direção para o brinquedo que são: (i) avançar um passo (ii) retroceder um passo (iii) girar 90 graus à direita (iv) girar 90 graus à esquerda. O botão do centro inicia a execução do programa inserido pela criança por meio dos botões de direção.

Em um passo o RoPE se desloca por exatamente 15 centímetros. O que viabiliza a construção de tapetes quadriculados com contextos diversos. No uso do brinquedo as crianças programam e executam os comandos, que podem ser inseridos todos de uma única vez ou divididos em partes menores. Após o término de um programa o brinquedo emite um som caracterizando o fim da execução,


Grau de maturidade da solução

Produto sendo comercializado


Diferencial Inovativo

Texto publicado com autorização.

O RoPE é um brinquedo eletrônico construído com técnicas de fabricação digital como impressão 3d e corte laser. Foi projetado e construído inteiramente na Univali envolvendo desde o projeto dos circuitos eletrônicos, projeto mecânico e de montagem, bem como validações pedagógicas e de design com crianças e professores.Duas patentes já foram solicitadas.

O maior diferencial do brinquedo é o fato de ele ser programável, ou seja, obriga a criança a pensar os passos para solução do problema (algoritmo) antes de informá-lo ao brinquedo e executá-lo. A execução pelo RoPE possibilita a criança refletir sobre sua solução e aprimorá-la. Com isso pode-se trabalhar a partir de 5 anos os conceitos de algoritmo, estimativa, resolução de problemas, depuração, otimização e outros que não seriam possíveis sem o RoPE.

A adoção sistemática de um brinquedo de programar (RoPE) por uma rede de educação pública, caso de Balneário Camboriú, é uma iniciativa inédita no Brasil.

Grau de inovação da solução:

Radical, com mudança drástica na maneira que o produto ou serviço é consumido, trazendo um novo paradigma e modificando o modelo de negócio vigente.
4 versões postadas
Ultima versão 1.3 postada em 27/10/2017 às 22:02

Cadastre-se para poder interagir com os empreendedores