Quiron - Sistema de Gestão Remota da Sanidade Agrícola e Florestal

TI e Comunicação
Setores: Agronegócio/Papel e Celulose/Móveis e Madeira
Região Serrana
13

Oportunidade/Desafio

Os setores agrícola e florestal contribuem significativamente com o PIB estadual e nacional. São importantes motores para o desenvolvimento e respondem por quase 50% da pauta de produtos exportados pelo estado. Neste escopo a competitividade é uma meta constante destes dois setores econômicos. A busca pela competitividade esbarra em questões externas às propriedades (logística principalmente) e internas (referentes ao uso impreciso de insumos e defensivos agrícolas), gerando assim impacto econômico e ambiental negativo.
Estudos científicos apontam economia de 20% com aplicação de insumos à taxas variadas, melhorando assim a utilização, proporcionando economia de recursos e consequentemente aumentando da produtividade. Porém, a nível nacional, ainda não está disponível uma solução integrando sanidade vegetal e variáveis climáticas visando a possibilidade de prever pragas e doenças. Atualmente apenas soluções de mapeamento cartográfico e cálculo de índices vegetativos são disponíveis.


Solução Proposta

A solução proposta apresenta um serviço que possibilite a utilização precisa de defensivos e insumos agrícolas/florestais, oferecendo ferramentas que prevejam situações e diagnostiquem problemas. Será possível antever a ocorrência de doenças e pragas, possibilitando a aplicação de insumos e defensivos de forma diferencial, gerando assim uma redução de custos econômicos e de impactos ambientais. A solução fornecerá previsões de índices químicos e físicos acerca das plantas empregando dados remotamente situados – a partir de plataformas espaciais como MODIS, Landsat 8 e Sentinel 1/2 – e coletas mais localizadas através do uso de drones. Adicionalmente serão obtidos em tempo real dados de estações meteorológicas e, por meio de geoestatística, serão interpoladas superfícies com as variáveis climáticas para as áreas de interesse. Assim, será fornecida recomendações para aplicação dos defensivos e insumos agrícolas de forma preventiva e corretiva apenas para as áreas realmente necessárias.


Grau de maturidade da solução

Protótipo testado


8 versões postadas
Ultima versão 1.7 postada em 02/11/2017 às 16:30

Cadastre-se para poder interagir com os empreendedores